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Orientações ao Cliente

Principais Dúvidas dos Consumidores

Como solicito uma ligação nova de água?

  • A solicitação de ligação nova de água poderá ser feita através da Agência Virtual, clicando aqui, ou nos Postos de Atendimento do município;
  • Nos Postos de Atendimento o pedido deverá ser feito pelo proprietário do imóvel, portando cópia e original da carteira de identidade e CPF, escritura pública ou particular, documento de compra e venda, ambos reconhecida em cartório, e não pode ter pendência de débito vencido em outros imóveis já atendidos pela DESO;
  • A solicitação poderá ser feita por um representante portando os documentos informados acima, além de uma procuração autenticada;
  • Pela Agência Virtual, deverá enviar os documentos acima solicitados e após análise dos atendentes, receberá uma resposta via e-mail informando se a solicitação foi aceita e o número do Registro de Atendimento.

Como solicito mudança de titularidade da conta de água?

  • Esse atendimento poderá ser feito pela Agência Virtual, clicando aqui, ou nos Postos de Atendimento;
  • Nos Postos de Atendimento o proprietário deverá portar documentos de identificação como RG e CPF, recibo de compra e venda do imóvel e escritura pública ou particular reconhecida em cartório, original e cópia;
  • Caso seja o inquilino quem esteja solicitando a alteração da titularidade da conta de água, é necessário que se tenha o contrato de locação com firma reconhecida, com a cópia autenticada ou cópia com o original e documentos pessoais, RG e CPF, e que no contrato haja uma cláusula permitindo que o próprio inquilino faça a solicitação dessa alteração;
  • Pela Agência Virtual, deverá enviar os documentos acima solicitados e após análise dos atendentes, receberá uma resposta via e-mail informando se a solicitação foi aceita e o número do Registro de Atendimento.

Como posso solicitar o corte de água?

  • Poderá ser solicitado pela Agência Virtual, clicando aqui, ou nos Postos de Atendimento, portando a leitura do hidrômetro (apenas a sequência numérica preta), carteira de identidade e CPF;
  • O imóvel não poderá ter débitos vencidos, nem a vencer. Além disso deverá ser paga uma taxa pelo corte. O solicitante deve ser o titular, proprietário ou responsável pelo imóvel;
  • Somente será permitido o Desligamento Provisório nos casos de:
    • Imóveis com Obra paralisada;
    • Imóveis desocupados/não habitado.
  • Somente será permitido o Desligamento Definitivo nos casos de:
    • Unificação ou Remembramento de lotes;
    • Desapropriação de áreas;
    • Lotes vagos;
    • De ofício, por interesse da Administração Pública.

Se estou em débito com a DESO, como devo proceder?

Para quitar o débito basta retirar a segunda via das faturas pendentes pela Agência Virtual ou, se deseja negociar o débito, compareça a um Posto de Atendimento com uma fatura de água e documento de identificação como RG com CPF ou CNH (original e cópia).

Moro em condomínio e gostaria de saber o que é medição individualizada?

  • A DESO disponibiliza medição individual do consumo em edifícios e condomínios horizontais;
  • A medição individualizada torna mais justa a cobrança dos serviços prestados. A conta será emitida tomando por base o consumo registrado no medidor individual, somando o rateio do consumo das áreas comuns. Também sobre o consumo da água é cobrado o percentual relativo a coleta de esgoto (quando existente). Para medição individualizada, o condomínio não poderá ter débitos com a DESO;
  • Para adequar seu condomínio a este processo, no qual cada unidade residencial paga a sua própria conta de água/esgoto, é necessário que o síndico convoque uma assembleia geral extraordinária. O pedido da individualização deverá ser aprovado em ata do condomínio;
  • Após a elaboração da ata, o síndico deve procurar a DESO para demais orientações, na Coordenação de Grandes Clientes, ligando para o número (79) 3226-1155.

Como posso informar sobre um vazamento na rua?

A informação poderá ser repassada ao Call Center da DESO, no número 0800 079 0195, nos Postos de Atendimento ou através da Agência Virtual, clicando aqui. Ao entrar em contato o cliente deve informar a matrícula (se for possível), o endereço e ponto de referência mais próximo ao local do vazamento.